sexta-feira, 23 de março de 2012

Erich Anton Paul Von Däniken

Zofingen, Suíça, 14 de abril de 1935
Escritor e pesquisador suíço conhecido por seus trabalhos sobre a possível influência extraterrestre na cultura humana desde os tempos pré-históricos.

Autor do best-seller Eram os Deuses Astronautas?, livro que ficou famoso nos anos 1970 ao levantar a hipótese da vinda de seres extraterrestres a terra primitiva e a consequente adoração dos nativos terrestres a esses seres que imediatamente os tomaram como sendo deuses que desceram a Terra. Däniken passou a ser considerado um dos escritores mais reconhecidos mundialmente, chegando a lançar 28 livros, todos traduzidos para 32 línguas e vendido mais de 62 milhões de exemplares.


Seu interesse em desvendar enigmas históricos começou quando passou a ler escritos indianos antigos que falavam de seres vindos do céu em suas máquinas de fogo, (vimanas) em meio a tanta fumaça e ruídos. A partir daí, Däniken começou a se questionar: se nossos antepassados mencionavam esses seres estelares que nos visitavam como não sendo deuses, o que seriam então? Ao longo dos anos, Däniken lançou seu primeiro best-seller, “Eram os deuses astronautas?", 1966, mas só depois desse sucesso foi que Däniken passou a estudar de forma autodidata e a coletar informações sobre os mistérios que intrigam a humanidade.

“Eram os Deuses Astronautas? (Chariots of the Gods?, em inglês) é um livro escrito em 1968 por Von Däniken, onde o autor especula a possibilidade das antigas civilizações terrestres serem resultados de influencias alienígenas que para cá teriam se deslocado.

Von Däniken apresentou como provas as incríveis coincidências entre as colossais pirâmides egípcias e incas, as quilométricas linhas de Nazca, os misteriosos moais da Ilha de Páscoa, entre outras maravilhas do planeta. Ele também levanta a teoria de cruzamentos entre os extraterrestres e espécies primatas, gerando a espécie humana.

Dizia o autor também que esses extraterrestres eram considerados divindades pelos antigos povos: daí vem a explicação do título do livro.

Por seu incrível poder de persuasão, unido à época lançada – um ano antes do homem ir à Lua -, Von Däniken conseguiu vender milhares de livros e convencer muitos leitores.

As teorias defendidas neste e em outros livros de Däniken ainda são tema de discussão, leiga ou acadêmica, contrária ou favorável. Alguns autores exploram o tema da teoria dos astronautas antigos”.


Documentário de 1968


Esta é a versão cinematográfica do grande clássico "Eram os Deuses Astronautas?", de Erich von Däniken. Eram os Deuses Astronautas? (Erinnerungen an die Zukunft, no original alemão) é um livro escrito em 1968 pelo suíço Erich von Däniken, onde o autor teoriza a possibilidade das antigas civilizações terrestres serem resultados de alienígenas que para cá teriam se deslocado. Von Däniken apresentou como provas ligações entre as colossais pirâmides egípcias e incas, as quilométricas linhas de Nazca, os misteriosos moais da Ilha de Páscoa, entre outros grandes mistérios arquitetônicos. Ele também cria uma teoria de cruzamentos entre os extraterrestres e espécies primatas, gerando a espécie humana. 

Dizia o autor também que esses extraterrestres eram considerados divindades pelos antigos povos: daí vem a explicação do título do livro. 

Documentário de 2009 que retomou a discussão em uma exitosa série que 
já está na 8ª Temporada no canal pago: History Channel.


Alienígenas do Passado (Carruagens, deuses e além) esse fez tanto 
sucesso que o History produziu mais 5 episódios e
continua até hoje na IV Temporada.


Demais episódios pode ser encontrados nos links abaixo:


























Bibliografia de Dniken:

De Volta às Estrelas
Deuses, Espaçonaves e Terra
Eram os Deuses Astronautas?
O Dia em que os Deuses Chegaram
O Ouro dos Deuses (Ilustrado)
Os Olhos da Esfinge
Profeta do Passado
Somos Todos Filhos dos Deuses
Viagem a Kiribati
Semeadura e Cosmo
A Odisséia dos Deuses
A Chegada dos Deuses
A História Está Errada (2010)
O Retorno dos Deuses
Aparições
O Grande Enigma
Será Que Eu Estava Errado?
As Provas de Däniken
Sim, Eram Os Deuses Astronautas

Fonte: Winkipedia.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...